quinta-feira, 26 de novembro de 2015

Programação Mental: O Poder das Metáforas!


Olá, Amigos da Programação Mental,


Você sabe da importância da Metáfora em sua vida? Talvez seja aí onde estão suas limitações, onde você tenha “empacado”, ou esteja com alguma dificuldade de fazer com que as coisas fluam.

Metáforas, para a PNL, são figuras de linguagem que trazem uma mensagem para o Subconsciente de modo que facilita uma alteração, uma mudança de estado emocional, ou de crença limitante, ou amplia os horizontes, etc.. A mente consciente quer estar no controle, e isso acaba te limitando e atrapalhando com que as coisas fluam bem em todos os setores de sua vida. 

O segredo é relaxar e confiar na sua Sabedoria Interior, e fazer uma forte união e parceria com ela.


As metáforas ajudam neste processo. Assim, recomendo ler boas obras da literatura, ver bons filmes, etc. Vai te enriquecer muito!


Tudo são metáforas, desde as histórias que contamos para nós mesmos sobre nosso passado (nossas lembranças são representações internas, e não uma expressão da verdade, apenas uma história! E temos agora a opção de fazer alterações nelas para nos favorecer positivamente!), como histórias sobre nosso futuro... São apenas histórias, por um lado, mas por outro lado, traz sua força de motivação, tem a função de nos capacitar se bem construída, de nos enriquecer de algum modo!


Exercício: construa uma história que te favoreça, por exemplo, quando eu quis aprender Inglês, criei uma história sobre mim mesmo (claro que eu sabia que era invenção, mas funcionou!), contanto com riquezas de detalhes (visual, auditivo e cinestésico), minha vida quando eu nasci na Inglaterra, e como eu falava Inglês perfeitamente bem, afinal, era a minha língua-mãe!  A riqueza de detalhes era tão grande que impressionou minha mente consciente, facilitando assim meu aprendizado! Resultado: aprendi Inglês sozinho em um ano!  Que tal? Depois virei professor de Inglês, Intérprete, e dou aulas há 20 anos...


Percebeu? Isso é muito poderoso!


Acontece que a maioria das pessoas cria histórias negativas, do tipo: como eu adoeci, como eu sofri, como fali, como perdi oportunidades, como é dura a vida, como não se livrar dos males, como não resolver muitas questões, como ter escassez de dinheiro, como encontrar a pessoa errada para fazer companhia, e etc. Que tal?  E ainda para piorar: com muita riqueza de detalhes.... e agora, que tal?


Agora, sinceramente responda a si mesmo: você quer histórias que o impulsionem ou que o derrubem de vez?


A partir de agora, lembre-se: as histórias são apenas histórias, não importa se estão no registro de coisas passadas ou futuras. O que você deve cuidadosamente observar é:

·        Elas me levam para qual direção?
·        Elas me tornam melhor ou pior?
·        Elas me impulsionam ou me impedem de realizar meus sonhos mais essenciais para minha alma?
·        Elas têm vibração boa ou ruim?

Use conscientemente as metáforas, troque suas palavras por melhores!

Lembre-se do ditado: “suas palavras, seu mundo!” Ou, se preferir: “suas metáforas, sua vida!”


E ainda: aquilo que você nutre em seu jardim mental, floresce!

O que você quer para sua vida? Um belo jardim perfumado e harmonioso, ou o quê?

Faça o exercício, pratique novas metáforas, e escreva suas experiências abaixo, neste blog: www.mentalprogramming.blogspot.com.br !



Curta, comente, compartilhe com os amigos nas suas redes sociais! Vamos construir um mundo de metáforas enriquecedoras às futuras gerações?


Ótimas Metáforas!
  Abraços!

Prof. Rogério Turgante




Nenhum comentário:

Postar um comentário