sábado, 14 de novembro de 2015

Como sempre acertar, e nunca mais errar em meus projetos?


Pressuposição Neurolinguística: “Não existem erros, apenas resultados”.


Somos, de modo geral, treinados a ter Padrões Mentais limitantes e limitados, como: “ou isso, ou aquilo”, “ou oito ou oitenta”, “isso é certo, aquilo é errado”, e assim por diante. Nas escolas, os alunos “erram” um exercício, quando na verdade apenas fizeram algo que levou a um resultado diferente, pois o que importa na escola (inclusive na eterna escola da vida) é aprender os processos, ou seja, como as coisas funcionam. Se eu faço um bolo e o resultado é bom ou ruim, tudo o que devo fazer é repassar o processo e iluminar o seguinte ponto: COMO eu cheguei neste resultado?

As pessoas costumam também fazer as perguntas que levam a raciocínios inúteis, do ponto de vista neurolinguístico, as pessoas costuma se perguntar “por que meu bolo deu errado?”.
Há duas limitações neste tipo de pergunta: o “por que” e o “errado”. A maneira como é formulada a pergunta já demonstra ideias limitantes. Seria bem diferente se se perguntasse: “de que modo eu consegui este resultado?’.
Completamente diferente, percebe?

Faça o seguinte exercício: pense em algum momento em sua vida em que obteve um resultado que você considera positivo, e em outro momento, um negativo. Pergunte-se o porquê para cada uma das situações, e anote num papel. Depois, pergunte “como obtive este resultado?”.  De preferência, relaxe, feche os olhos, respire três vezes profundamente, e faça as perguntas, uma a uma, e deixe a resposta fluir de dentro de você, e não de sua mente, ou seja, deixa aparecer espontaneamente.

Faça este exercício, e você perceberá: não existem erros, apenas resultados. Aprende mais quem pratica, então tome cinco minutinhos, e faça o exercício acima, estamos combinados?

Um grande Abraço!
Prof. Rogério Turgante
Consultor, Instrutor, Escritor e Palestrante.

Skype: prof.turgante 
Enriqueça-se mais aqui: Clique, e se surpreenda! ;)

Nenhum comentário:

Postar um comentário