segunda-feira, 29 de setembro de 2014

Dica #3 da PNL (Programação Neurolinguística) para Aprimorar seu Inglês

Dica #3 da PNL (Programação Neurolinguística) para Aprimorar seu Inglês
Estudar Inglês implica uma série de coisas, como aprimorar as habilidades (falar, ouvir, ler e escrever), aumentar seu vocabulário, conhecimentos culturais, percepção de diferenças de sotaques, as características de entonação, expressões idiomáticas e gírias, etc.
Uma das coisas mais importantes para enriquecer seu vocabulário em Inglês é o Mind Map, ou ainda, o Word Map. Ele consiste na ideia de que é muito mais fácil adquirir e lembrar as palavras em grupos do que isoladamente. Ao associarmos uma expressão ou palavra com um contexto, com outras palavras, ou com um grupo maior, favorecemos as estratégias mnemônicas enormemente. Muita gente acha que tem problemas de memorização, o que ocorre muitas vezes é o uso de estratégias inadequadas, por exemplo: dirigir os olhos para cima facilita a visualização, e consequentemente o ato de soletrar palavras, ou de fazer contas de cabeça – fica muito difícil colocar os olhos para baixo e tentar, pode-se até conseguir, mas com a estratégia certa é como ter a ferramenta certa, ou seja, como apertar um parafuso sem chave de fenda, talvez uma faca ou outro instrumento ajude.... mas isso não significa que seja a melhor ferramenta. Você pode realizar muitas coisas com muitas estratégias, mas sempre podemos aprimorá-las.
Muitos cursos de Inglês tentam técnicas ineficientes para criar conversações que acabam por se frustrar no final de um período. Quando temos as melhores ferramentas, o grau de frustração é nulo. Isso significa: perda de tempo e de dinheiro. Enquanto eu ensino Inglês em 14 Lições no nível básico (cerca de 30 horas) usando as ferramentas mais adequadas estrategicamente, outros levam 150 horas – um custo cinco vezes maior! É rasgar dinheiro demais! E também é um enorme desperdício de tempo e energia!

Como então funciona o Word Map?

As palavras podem se relacionar entre si, ou com o contexto, ou com um grupo de palavras.
  1. 1.       Palavra com palavra ou expressão:
Exemplos:
Word: Word Processor, Word editor, Word by word; I’ve got a word to you; I’ve got no word to say; tell me at least a word; the most important word is…; etc;
 TV – the TV star; TV show; TV Programme; TV News; I bought a new TV set; It’s TV Time; MTV; TV Presenter; TV channel; TV button; TV Jobs;
E assim muitos outros.
  1. 2.       Palavra num contexto:
Exemplos:
Room: The house has 10 rooms;
I’ve got not enough room to put my bags in the car;
He’s going to his room for a meeting with the director board;
He’s going to his room because he disobeyed his mother.
A palavra “room” assume diferentes significados dependendo do contexto, e por isso fica claro que a palavra isolada é praticamente desprovida de um significado completo e claro, pois se completa e esclarece somente dentro de um contexto maior.
  1. 3.       Grupo de palavras

Podemos também relacionar as palavras em um grupo, criando um mapa mental da mesma, por exemplo (baixe aqui):


Se o Mapa de Palavras, ou Word Map, tiver figuras, isso ajuda muito a mente a criar associações visuais, bem como podemos ligar com os sons e sensações, usando assim os canais Visual, Auditivo e Cinestésico – isso favorece muito, pois a mente cria mais sinopses.
Espero que este pequeno artigo ajude em seus estudos e que essas estratégias acelerem seu enriquecimento de vocabulário. Que tal tentar fazer os três exercícios acima com as seguintes palavras: SoundFeelingView. Curta, o exercício enquanto o elabora, e assim seu enriquecimento será ainda maior.

Conte comigo.

Prof. Rogério Turgante

Add me for Private Classes: Skype: prof.turgante and  visit my website:www.linguainglesa.weebly.com 


terça-feira, 9 de setembro de 2014

Dica #2 da PNL para Aprimorar seu Inglês

Dica # 2 da PNL para Aprimorar seu Inglês

A dica número 2 da Programação Neurolinguística para ajudar em seus estudos de Língua Inglesa trata de uma questão que muitos confundem: o uso da Língua-mãe, o Português para os brasileiros, por exemplo, ajuda ou atrapalha? Vejamos:

Quando o aluno está começando a estudar e praticar o Inglês, ele pode e deve se basear no uso da Língua Portuguesa para, aos poucos, aprimorar seu Inglês: quando estiver lendo um texto, ou interagindo de alguma outra forma com a Língua Inglesa. Às vezes precisamos de um apoio para entender uma palavra-chave, uma expressão, algo do tipo. Antes de ir direto ao dicionário toda vez que aparecer uma nova palavra ou expressão, pergunte-se: esta palavra eu realmente preciso consultar para entender a mensagem do texto? Consigo deduzir se não houvesse um dicionário disponível?  E somente em caso de necessidade, use o dicionário.

Assim que o fizer, tendo captado o significado da palavra ou expressão na oração (e elas somente terão significado dentro de um contexto ou oração, e nunca isoladamente), faça agora um desenho, ou associe uma imagem à palavra, por exemplo, a palavra “joyful” – ao procurar no dicionário, você encontrará que significa “feliz” ou “alegre”, muito bem, além de associar à palavra “Happy” (mais conhecida e popular), você também pode ir à um site de busca e colocar “buscar imagem” e digitar a palavra “Joyful”. Em seguida, escolha a melhor imagem que representa o significado. Você deve se perguntar: para que eu vou ter o trabalho de associar  a palavra com uma imagem que contenha seu significado?

A questão que se segue é simples, mas extremamente crucial, pois disso depende você criar sua fluência, ou sua dependência da Língua Portuguesa. Fluência em uma segunda Língua significa total independência da primeira, não faz sentido? Faz. Portanto, é impossível você desenvolver e aprimorar sua Fluência se criar um dependência da língua-mãe. Logo, ao associar uma palavra com uma imagem, tudo fica mais fácil para pavimentar a estrada de sua boa fluência. Ao ficar traduzindo sempre, cria-se uma dependência da primeira língua, e nunca vai chegar à Fluência.  

Assim: Imagem + significado = fluência no entendimento mental, e consequentemente, fluência verbal e comunicativa. Crie inúmeras imagens ao seu vocabulário, exercite sua mente para pensar em Inglês através das imagens. O caminho é esse.

Espero ter ajudado com essa dica.
Joyful Vocabulary for you!

Professor Rogério Turgante


terça-feira, 2 de setembro de 2014

Dica da PNL, Programação Neurolinguística, para Aprimorar seu Inglês #1

Dica Neurolinguística para Aprimorar seu Inglês

Veja, Ouça e Sinta:

Quando aprender uma nova palavra em Inglês, crie uma oração e VAC : Veja a coisa (Visual), Sinta a coisa (Cinestésico), e imagine-se ouvindo-a (Auditivo). Os três canais são importantes., o Visual, o Auditivo e o Cinestésico. Por exemplo: Umbrella (Guarda-chuva) – a palavra precisa fazer parte de seu sistema neurológico, ou seja, de seu DNA, de seu Ser, estar em seu sangue, de modo que faça parte de sua vida.

Se você cria uma oração como “The blue umbrella is on the table” – se isso for apenas uma oração mecanicamente criada, o resultado será de pequeno impacto. Mas se você criar algo como: “The blue umbrella is mine, I got it from my friend Maria last week and she said it is a present for me” (o Guarda-chuva é meu, eu ganhei de minha amiga Maria na semana passada e ela disse que era um presente para mim), é de um impacto muito maior, pois está nos três canais: Visual: Blue Umbrella; Auditivo: She said it is a presente for me (ela disse....); Cinestésico: I got it (eu ganhei/ peguei...). Concorda que tem muito mais vida, muito mais realidade? Claro, a gente consegue ver, ouvir, e sentir!

Tente criar uma oração com estas: mobile phone; bottle; airplane, beach; painting; music CD.

Try it! You will love this new way!

Prof. Rogério Turgante.
Skype: prof.turgante