segunda-feira, 7 de outubro de 2013

Conexão com sua Essência: PNL faz bem à Saúde.

Programação Mental
Dica da Semana

PNL faz bem à Saúde?

Conexão com sua Essência
            Tenho estudado alguns autores ligados à PNL, Programação Neurolinguística, e estudos da Mente e da Alma, ou Espírito Humano, e entre eles quero destacar Jamie Smart, autor do livro "Clarity", ainda sem tradução para a Língua Portuguesa. É crucial que tenhamos clareza do que queremos, do que não queremos, de onde estamos, de onde queremos ir.  Este pequeno artigo serve apenas para fazer você colocar em prática em sua vida algumas questões fundamentais para que você tenha pleno domínio de si.

1.      Clareza Mental

           A PNL, Programação Neurolinguística, estuda como o cérebro processa as informações que captamos pelos nossos cinco sentidos, e os processa, organiza as informações, selecionando as que mais interessam, da seguinte forma: omitindo o que tem menos importância; distorcendo algumas informações, pois cada qual interpreta o mundo exterior a seu modo; generalizando, para querer facilitar o aprendizado, quando, por exemplo, aprendemos a atravessar a rua, generalizamos que precisamos olhar sempre para ambos os lados, e ter cuidado, ou seja, não precisamos aprender sempre a atravessar a rua toda vez que formos atravessar a rua.
            É imprescindível termos em nossa mente o objetivo que queremos com o máximo de clareza possível,  e isso implica os canais Visual, Auditivo e Cinestésico. É comum para a maioria das pessoas pensarem no problema e não na solução, no obstáculo, e não nas estratégias para lidar com a situação. Já está na hora de você começar a inverter este jogo, focar no que interessa, e não no problema. Quando temos uma dor, um problema, um desafio, podemos fazer algumas coisas em nosso Mundo interior, ou seja, em nossa MENTE.

            Nossa mente afeta as nossas emoções; as emoções afetam nosso estado geral; e assim tomamos atitudes com base em emoções fortes ou fracas, um estado mental fortalecido ou enfraquecido.

2.      A Armadilha

Há uma sutil armadilha em que a maioria das pessoas cai: o mundo exterior não afeta seu mundo interior. Pode parecer estranho, mas o fato é que o mundo exterior não tem praticamente poder nenhum sobre as pessoas. O que de fato afeta seu mundo é seu pensamento sobre o mundo. Digamos que ocorra um acidente, uma fatalidade. Duas pessoas diferentes reagiriam de formas diversas. Um poderia exclamar: “que bom, estou vivo, Deus me ama”. Outro, por sua vez, prefere se fazer de vítima e dizer: “que horror, eu sou um azarado mesmo”.

            Você é o que decidir ser a cada momento, independente do que o mundo o trouxer. Onde está o poder de reagir como você quer? Em você mesmo. Decida já a agir com controle de sua vida, ou seja, com controle de seus pensamentos, de seus padrões, e consequentemente de suas emoções. A vida é aquilo que você faz dela, com o que a vida te dá. Se a vida dá uma laranja para dez pessoas diferentes, cada uma vai fazer alguma coisa diferente com esta laranja, e isso significa que podemos ser tão criativos quanto quisermos, e até mesmo nos momentos mais desafiadores.

            A vida não é o que achamos que ela é, a vida é o que ela é, independente do que queremos achar que ela é. E podemos agir ou reagir de acordo com melhores estados, ou piores. Assim, podemos concluir que nossos pensamentos sobre os fatos exteriores nada mais são do que pensamentos, e não a verdade do fato exterior. A vida não é o que achamos que ela é. Mas o que decidirmos achar está em nosso poder de decisão, é nossa escolha. O que você prefere pensar diante de cada situação cabe a você, você é livre para escolher o que pensar. De qualquer forma, isto vai afetar suas finanças, seus relacionamentos, sua saúde, e toda a sua vida. É melhor escolher aprimorar suas ferramentas mentais, pois ninguém vai fazer isso por você. Cabe a você cuidar de sua evolução. Se não ler um livro, jamais terá os benefícios do mesmo. Se aprender estratégias avançadas de PNL e Programação Mental, sairá na frente, terá vantagens, pois a maioria não dá a menor importância, e acha que sabe o suficiente já. Isso nada mais é do que um certo grau de arrogância, ou orgulho, mas pensar assim vai te trazer consequências, como, por exemplo, você continuar se limitando em seu mundo cheio de padrões que você criou. Está fadado a ser como seus padrões o faz, e raramente vai mudar algo de fato, a não ser exteriormente, e nada ou muito pouco na essência de seu Verdadeiro Ser.

            Muitas vezes percebo que as pessoas não saem do lugar, e preferem reclamar da vida, por puro comodismo, ou orgulho, ou medo, ou alguma coisa que a apavora e a limita. Tudo isso nada mais é do que sua percepção do mundo, mas ela é falsa, o mundo é muito mais amplo do que imagina, e você também é muito mais do que suspeita ser. Precisamos ampliar nossas suspeitas, e sem humildade não se vai tão longe. Quem acha que já sabe tudo, que já tem o suficiente, sinto ter de dizer, vai ficar para trás, ou está já, por decisão pessoal, e isso merece respeito. Meu papel não é desrespeitar sua decisão de ficar estagnado, eu respeito seu livre arbítrio; meu papel é o instigar a ir além, não importa sua idade, sexo, condições, nada pode impedir uma alma a avançar, absolutamente nada. Aliás, só uma: VOCÊ.

3.      Os Desafios

            Podemos a cada instante optar por crescer ou optar por sermos derrubados pelos desafios. O tamanho do desafio é do tamanho que você aguentar, acredite, pois somos muito mais do que achamos que somos. Temos um Potencial Superior dentro de nós, adormecido, é verdade, mas ele pode ser despertado. 
            Os desafios existem para nos acordar desta inércia em que estamos, na Zona de Conforto, pois o verdadeiro crescimento vem da Zona de Desafio. Queira ou não é importante despertar esta Força Interior.

            De um lado teremos: desânimo, tristeza, depressão, saúde comprometida, falta de energia, pessimismo, etc. De outro lado, teremos saúde plena, bem-estar pleno, sucesso em nossos propósitos, relacionamentos enriquecedores, espiritualidade fantástica. É um dever evoluirmos, pois a sua vida não diz respeito somente a você, é puro egoísmo pensar assim. A sua vida diz respeito a todos à sua volta, e a todas as pessoas de modo geral, pois estamos inseridos num sistema de mútua colaboração, conscientes ou não disso. O que eu faço atinge alguns diretamente, e muitos indiretamente. A minha energia atinge a todos e ao Universo. Eu prefiro me esforçar, cair, levantar, mas nunca desanimar, pois tenho uma certeza: estamos aqui com um propósito sublime e superior a tudo o que achamos que possa ser, é um propósito além do que sonhamos um dia ousar sonhar.  
          
                Acredite, somos muito mais do que achamos que somos. Como diz Teilhard de Chardin, grande pensador francês, parafraseando-o: não somos seres humanos buscando uma vida espiritual, somos seres espirituais passando por uma experiência ilusória e física. Somos o que nossa mente quer: controle sua mente, e assim será a sua vida. Clareza Mental ao invés de justificativas e desculpas; Ação ao invés de reação; seja objetivo, e força na busca de suas conquistas.


Convite

            Quero te convidar para um curso que é uma vivência rica e impactante em sua vida, que ocorre em Dezembro, dias 07 e 08, em MG, e em outras datas em algum local perto de você, ou em sua empresa.

           Quer mais detalhes? É só se inscrever enviando um e-mail para turgante@gmail.com, ou entrando em contato por telefone ou Skype.

Espero ter ajudado em sua jornada.
Força, clareza, e o sucesso é certo. 

Conte comigo.

Rogério Turgante
Instrutor de PNL e Programação Mental
Skype: prof.turgante
35.9153.1414 – Tim, 35.8851.1452 – Oi.

3 Dicas de Realização com PNL: https://www.youtube.com/watch?v=lgwcKCXP-L4&hd=1

Nenhum comentário:

Postar um comentário